“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” (v. 17)


texto de referência Romanos 1

A maior das 13 cartas de Paulo do novo testamento é também a carta onde a palavra chave é a fé na salvação de nosso espírito em Deus pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que em sua santidade ressuscitou dentre os mortos. Este Jesus destituiu-se de toda a sua glória nos céus para descer à terra e cumprir a lei por nós, que éramos incapazes de o realizar. Esta carta, como diz o nome é dedicada aos Romanos e, Roma era capital de um dos maiores impérios já vistos pela humanidade, a diversidade de povos e cultura era muito grande e Paulo se preocupa em destacar que a salvação da-se única e exclusivamente através da aceitação da mensagem do Evangelho de Cristo, sendo ofertada gratuitamente a todos aqueles que crêem nela, tanto judeus, como não-judeus. A fé livra os crentes da culpa do pecado e justifica todos, circuncisos e não circuncisos. Paulo, nessa carta, lembra muito bem como a fé justificou Abraão, que não era circuncidado na ocasião, pois ele recebeu o sinal da circuncisão, como selo da justiça da fé, quando não era circuncidado, dessa forma realmente foi sua fé que o justificou. Não foi pela lei, nem também pela circuncisão, que a promessa de herança do mundo foi imputada por Deus à descendência de Abraão, mas pela justiça de sua fé. No capítulo 4:14, Paulo fala uma coisa muito importante a respeito disso: “Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor.” Dessa forma o ser herdeiro da promessa de Deus procede da fé.
A fé também nos deu acesso a graça que foi Jesus Cristo, pois através de seu sangue derramado, nossos pecados podem ser perdoados por Deus. Paulo nessa carta também nos ensina a dar glórias a Deus também nas tribulações, e diz que “a tribulação produz perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não desaponta, por quanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”.
Se Adão nos trouxe a morte do pecado, Jesus Cristo nos deu de volta a vida pela misericórdia que é dada pela fé. “porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.”. “ Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
Paulo, contudo não quer criar uma nova situação e excluir a lei ou os mandamentos de nossas vidas, ele reforça que a lei e os mandamentos são importantes para sabermos que somos pecadores e que necessitamos do perdão de Deus. Perdão este, como já foi dito, é obtido através da fé em Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador. Podemos fazer uma referência a 1 Jo 2.1, onde o autor nos dá uma excelente mensagem onde diz que devemos procurar não pecar, não fazer coisas erradas, mas se caso o fizermos, temos um advogado junto ao Pai que não hesitará em nos defender de qualquer situação.
A importância da carta de Paulo aos Romanos ao longo dos séculos, se revela no fato de as coisas pontuadas por Paulo servirem perfeitamente para cada um de nós. Mostra que a Palavra de Deus não envelhece, pelo contrário enaltece a necessidade de sua leitura diária como um manual de instrução para os que são chamados a viver nos caminhos de Jesus Cristo, nosso Senhor.

0 comentários:

Sobre


Levar a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Seguidores